Institucional

O Hospital Regional Darcy Vargas

O HRDV é uma entidade filantrópica,  fundada em 1943, mantém-se como referência em serviços de saúde na região, atendendo indistintamente aos pacientes de Rio Bonito e cidades vizinhas, bem como aqueles provenientes das movimentadas Rodovias BR 101 e RJ 124 (Via Lagos).

Sua Diretoria, eleita em Assembleia, é fiscalizada por Conselho Deliberativo e Fiscal, ambos sem remuneração ou benefícios.  

A Entidade busca incessantemente a melhoria de seus serviços, através de programas de treinamento contínuo, inclusive sendo o seu auditório equipado e habilitado a receber os treinamentos e palestras dos sistemas via satélite. Além disso, o Hospital Regional Darcy Vargas  investe em programas de humanização hospitalar, oferecendo no pronto socorro o atendimento com acolhimento e classificação de risco, bem como disponibiliza setores de serviço social, psicologia e ouvidoria, espaços para a livre manifestação dos cidadãos, nos quais o usuário dos serviços é acolhido e orientado em suas necessidades.

Propagando valores como ética, respeito e comprometimento, o Hospital Regional Darcy Vargas promove uma gestão participativa, segundo a qual o foco é o bem estar do paciente, através da busca da excelência, integrando humanização e tecnologia.

Atualmente o Hospital Regional Darcy Vargas possui em seu quadro de pessoal 388 colaboradores, sendo um dos maiores empregadores do município. Há, em nossa Instituição,  funcionários com mais de 30 anos de serviços prestados, uma prova que oferecemos condições de trabalho satisfatórias e qualidade de vida laboral.

Hospital Regional Darcy Vargas

Títulos e Qualificações

O Hospital Regional Darcy Vargas é uma instituição filantrópica e  possui o certificado CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde além dos títulos de Instituição de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

O CEBAS é concedido pelo Ministério da Saúde à pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social com a finalidade de prestação de serviços na Área de Saúde, cumpridas as condições definidas pela legislação. A obtenção do CEBAS possibilita às entidades a isenção das contribuições sociais, em conformidade com a Lei nº 8.212 de 24/07/1991 e a celebração de convênios com o poder público, dentre outros.

Os títulos de Utilidade Pública são o reconhecimento da União, dos Estados e dos Municípios de que a entidade presta relevantes serviços desinteressadamente à sociedade. Somente as entidades legalmente constituídas no Brasil podem obter o título de Utilidade Pública.

Um título de utilidade pública confere credibilidade à entidade, pois é um reconhecimento oficial do serviço prestado por ela.

 

Missão, Visão e Valores

  • MISSÃO:

               Promover o bem estar social através da prestação de serviços em saúde.

  • VISÃO:

             Ser reconhecido pela excelência na prestação de serviços médico-hospitalares, integrando humanização e tecnologia.

  • VALORES:
  • Respeito: Respeitar o próximo seja ele usuário ou colega.
  • Ética: Ter postura ética, respeitando os valores da instituição.
  • Equidade: Dar tratamento igual a todos, sem favorecimento ou discriminação.
  • Responsabilidade: Ter consciência do seu papel na instituição. Agir com profissionalismo na execução dos procedimentos.
  • Comprometimento: Ter compromisso com a excelência em todas as etapas do processo.
  • Proatividade: Ter uma atitude proativa. Trabalhar em equipe, exercendo o companheirismo e a cooperação