HRDV receberá central de Radioterapia

O dia 04 de fevereiro e o Dia Mundial do Câncer. Uma data marcada mundialmente pelo combate a essa doença que, segundo o INCA, será a principal causa de morte entre os Brasileiros até o 2029. Nesse dia, o Ministério da Saúde apresentou uma grande campanha para a ampliação do Plano de Radioterapia do Governo Federal, investindo R$ 163,74 milhões de reais na distribuição de 140 novos aparelhos de radioterapia.

De acordo com dados do próprio Ministério da Saúde, 36 hospitais do país receberão recursos para a construção dos bunkers (casamatas) e compra dos Aceleradores Nucleares, 8 hospitais, que já possuem a estrutura, receberão apenas os Aceleradores e 12 outros hospitais terão equipamentos obsoletos substituídos.

Dentre os 36 hospitais que receberão toda a estrutura, encontram-se dois hospitais do estado do Rio de Janeiro: O Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Hospital Regional Darcy Vargas.

Acelerador Linear - Equipamento para o tratamento de Radioterapia que será instalado no HRDV até 2019

Acelerador Linear – Equipamento para o tratamento de Radioterapia que será instalado no Hospital Regional Darcy Vargas até 2019

Essa excelente notícia é fruto do trabalho incansável da Diretoria do Hospital, que viajou para Brasília recentemente buscando fazer com que verbas e programas como esse fossem trazidos para Rio Bonito. De todos os hospitais e prefeituras da região, apenas o Hospital Regional Darcy Vargas esteve representado.

Com essa conquista, até o ano de 2019, o Hospital Regional Darcy Vargas contará com toda a estrutura para realizar os exames de Radioterapia, utilizando equipamento de ponta e atendendo pelo SUS.

Localização Privilegiada

Uma das prioridades do Ministério da Saúde na escolha dos hospitais para a implantação do programa foi buscar hospitais de referência, com localização privilegiada, capazes de atender um maior número de pacientes sem que estes precisassem se deslocar muito. E o Hospital Regional Darcy Vargas, pela sua tradição e localização centralizada, que sempre atendeu diversos municípios além de Rio Bonito, se encaixou perfeitamente nesse critério.

Confira a lista dos hospitais que receberão os recursos para a construção dos Bunkers e os equipamentos de Radioterapia

Tabela de Hospitais contemplados
A coletiva de imprensa onde o Ministro da Saúdo fez a apresentação do programa pode ser vista logo abaixo e a apresentação do projeto, com todos os números e a tabela que mostra os hospitais beneficiados clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *