Edit Content

Acesso ao sistema interno do Hospital

Utilize os botões abaixo para acessar a nossa Intranet. Algumas páginas podem solicitar usuário e senha para acesso apenas de funcionários.

Nossa História

Tudo começou em 19 de setembro de 1943, quando o então prefeito de Rio Bonito Celso Peçanha, fez uma reunião com 34 pessoas e anunciou a fundação do Hospital Regional Darcy Vargas.

Celso Peçanha percebeu a necessidade da construção do hospital para os riobonitenses e também enxergou longe, sendo uma das principais intenções dessa construção, alavancar o progresso de Rio Bonito, pois, pessoas de outras cidades da região viriam para cá, uma vez que o hospital mais próximo ficava em Niterói.

Governador Celso Peçanha
Governador Celso Peçanha

Criação do estatuto e a compra do terreno

Depois de anunciar a intenção, de formar uma comissão e criar o estatuto, surgiu a oportunidade em 1944, de comprar o terreno onde hoje está localizado o hospital, na Rua João Carmo, nº110, no Centro. Para conseguir pagar as prestações do terreno, Celso Peçanha teve uma ideia e a colocou em prática com sucesso.

Como o terreno era muito grande, ele loteou, vendeu os imóveis que ali existiam, e com o dinheiro das vendas quitou a compra do terreno. Com o terreno pago iniciou-se a captação de recursos para a construção, que só começou em junho de 1949, seis anos após a fundação e com verbas do governo Estadual e Federal.

O início das obras

Em 1953, o então prefeito Francisco Alves de Mendonça, passa através de ofício, a responsabilidade da construção, para a Sociedade Beneficente. 

Neste período o hospital já estava no esqueleto, com algumas alas construídas e parte da verba ainda poderia ser usada por algum tempo, mas, em 1957 as obras foram interrompidas por falta de recursos.

Não se sabe ao certo por quanto tempo a obra ficou paralisada, em seguida a esse período, com nova ajuda da Prefeitura de Rio Bonito e das prefeituras de outros municípios da região, além da população riobonitense, a construção foi retomada.

Início das Obras (Foto: Acervo Dawson Nascimento)

A retomada e a inauguração

Em 1961, Edmundo Campello Costa assumiu a presidência da Sociedade Beneficente, e o governo do Estado liberou uma grande verba para o término da obra. No ano seguinte, no dia 7 de maio, o já governador Celso Peçanha, inaugurou o Darcy Vargas, com a presença do arcebispo de Niterói, Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior e centenas de pessoas.

Hoje, cerca de 6.000 pessoas de Rio Bonito e de vários outros municípios da região como Silva Jardim, Tanguá, São Gonçalo e Casimiro de Abreu, são atendidas mensalmente no Hospital Regional Darcy Vargas. 

Por que Darcy Vargas?

Darcy Sarmanho nasceu em 1895, em São Borja, no Rio Grande do Sul. Em 1911, quando tinha 15 anos, casou-se com Getúlio Vargas. 

Como primeira-dama do País, Darcy Vargas tornou-se uma referência para as mulheres, com o trabalho no Abrigo Cristo Redentor, como fundadora da Casa do Pequeno Jornaleiro e,  como presidente da LBA (Legião Brasileira de Assistência).

Sem dúvida, a vida desta brasileira que conseguiu conciliar o papel de mãe e primeira dama com a intensa dedicação ao Serviço Social e Filantropia, justifica e honra nomeá-la como patrona de nosso hospital.

Getúlio e Darcy Vargas
Getúlio Vargas e Darcy Sarmanho Vargas

Nossa história em fotos

Veja algumas fotos históricas de diversos períodos do Hospital Regional Darcy Vargas, do acervo do historiador Dawson Nascimento ( www.facebook.com/riobonito.antigo )

Pular para o conteúdo