Reabertura do Setor Covid e Plano de Ação Preliminar foram os principais temas debatidos no encontro

A Comissão Interventora do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) recebeu nesta quinta-feira (24) a visita técnica de diversos secretários de Saúde da Região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro. Em pauta, esteve a reabertura do Setor Covid e o Plano de Ação Preliminar, que vem sendo colocado em prática pela Comissão de Intervenção nas últimas semanas.

Participaram do encontro, secretários municipais de seis cidades, foram eles: Daiana Albino (Rio Bonito), Érica Guimarães (Silva Jardim), Rodrigo Lopes (Tanguá), Sandro Ronquetti (Itaboraí), Simone Costa (Maricá) e Rodrigo Alves (Niterói). As autoridades avaliaram como positivas as melhorias já executadas pela Comissão de Intervenção, principalmente pela reforma e manutenção no Setor Covid, que já se encontra em fase final para retorno das atividades.

“É uma ação desafiadora para a Comissão Interventora, para o município de Rio Bonito, entendendo que é um hospital regional com um potencial muito grande. Nós vamos reerguer e devolver à população. Estão reunidos todos os secretários de Saúde da Região Metropolitana II em manifestação e apoio à ação, que tem como objetivo devolver o hospital à população”, destacou Daiana Albino, secretária municipal de Saúde em Rio Bonito.

O secretário municipal de Saúde no município de Tanguá, Rodrigo Lopes, ressaltou que existe otimismo e confiança por parte dos secretários com o processo de intervenção. “A gente veio hoje visitar o hospital com muito otimismo. Estamos muito felizes com as melhorias que estamos encontrando, com uma boa expectativa. Temos total confiança nesse processo de intervenção, porque vai ser para o bem da população”, analisou o secretário.

Érica Guimaraes, secretária de Saúde da cidade de Silva Jardim, considerou como importante o processo de intervenção, uma vez que, muitos serviços não vinham sendo efetuados pela gestão anterior. “Infelizmente nossas cirurgias pararam, mesmo com a nossa pactuação. A gente vê que o Darcy Vargas não estava atendendo as pessoas como deveria. Com tudo que vimos hoje a expectativa é muito grande. As melhorias com certeza virão”, afirmou.