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Saiba quais foram as adequações administrativas efetuadas pela Comissão Interventora em diversos setores operacionais da unidade

No último dia 3 de julho o processo de intervenção pelo qual passou o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) completou 1 mês em execução na unidade. Os membros responsáveis pela Comissão Interventora trabalharam nas últimas semanas com o objetivo de garantir melhorias no atendimento e na prestação de serviços do hospital para gerar melhor qualidade de trabalho e de vida.

A Comissão Interventora elaborou um plano de ação preliminar, onde ficaram definidas algumas mudanças urgentes e prioritárias, em âmbito administrativo e operacional. A comissão deu início a diversos trabalhos, que visavam otimizar a qualidade do que é oferecido pelo Darcy Vargas tanto aos nossos pacientes, quanto aos nossos colaboradores.

O que estava em desacordo com as normas dos órgãos competentes de vigilância foi readequado pela comissão. Logo nos primeiros dias sob o comando da nova administração, o atendimento ao público que, se encontrava inativo, foi retomado ao seu pleno funcionamento. A grande conquista da Comissão de Intervenção foi, sem dúvidas, a reabertura do Setor Covid.

Além das adequações visando o bem-estar dos pacientes, foram realizados múltiplos avanços em cada setor operacional do HRDV, a fim de, gerar maior qualidade de trabalho e consequentemente mais qualidade de vida aos colaboradores que atuam unidade. Os chefes de cada setor aproveitaram para fazer um balanço das melhorias estabelecidas nesses primeiros 30 dias.

Setor Covid

O local passou por uma grande restruturação durante o período em que esteve inativo, recebendo vários aperfeiçoamentos. Novos profissionais foram contratados e toda a equipe médica passou por um treinamento de especialização na semana passada.

“O setor está num local bem mais seguro tanto para os pacientes quanto para nós da equipe médica. Foram instaladas novas camas automáticas, chegaram novas bombas de infusão, foram adquiridas máscaras CPAP e na próxima semana está prevista a chegada de novos monitores”, ressaltou Zilmere Neves, coordenadora de enfermagem do Setor Covid.

Setor de Departamento Pessoal

O setor a receber mais adequações e melhorias administrativas foi o de Departamento Pessoal, onde foram encontrados muito problemas deixados pela gestão anterior. A comissão estabeleceu a diminuição da carga horária de todos os colaboradores, melhorou o funcionamento da escala dos plantonistas e promoveu uma equiparação salarial para profissionais de mesma função.

A carga horária passa de 44h para 40h semanais para os diaristas e houve uma melhor organização nas escalas dos plantonistas. Agora temos mais controle sobre o quadro de funcionários. O processo de admissão melhorou bastante. Tudo está funcionando de forma mais organizada, com hierarquias e chefias bem definidas”, pontuou a responsável pelo departamento, Samara Espindula.

Setor de Farmácia

Um dos principais problemas da unidade foi resolvido em caráter de urgência, pela comissão. A farmácia da unidade foi reabastecida com novos materiais, medicamentos e insumos para garantir condições de trabalho aos nossos colaboradores e, principalmente, um atendimento de boa qualidade aos nossos pacientes.

Houve uma melhora na comunicação ente o setor e a administração nos últimos dias. Recebemos um bom feedback referente à solução de problemas. Todo o estoque foi abastecido com insumos e materiais e no momento não há falta de nenhum medicamento”, relatou Silvana Guimarães, responsável pela Farmácia.

Setor de Nutrição

Outra área da unidade a receber atenção especial foi o Setor de Nutrição, que ganhou novo refeitório e nova cozinha. O espaço conta agora com lugares delimitados por conta da pandemia, pretendendo proporcionar segurança aos nossos colaboradores. Também houve melhora significativa na aquisição de alimentos e materiais.

O setor, agora, passa a ter coordenação, que antes não existia. Foram feitas contratações de novos funcionários e não falta material para trabalhar. Tivemos recentemente a mudança do refeitório, o retorno do café da manhã e do lanche da tarde, além de melhora significativa nas refeições”, detalhou a nutricionista do setor, Flávia Nogueira.

Setor de Enfermagem

Tratamento especial também foi dado ao Setor de Enfermagem. Nossos profissionais de saúde foram agraciados com a necessária mudança de carga horária, que promove um maior período de descanso a estes colaboradores. O setor, inclusive, recebeu novos profissionais nesses primeiros 30 dias, com o intuito de acabar com o acúmulo de trabalho.

Tivemos algumas contratações para o setor nas últimas semanas. Também melhorou bastante na questão dos insumos, que não ficam em falta. Estamos trabalhando em melhor harmonia, com menos pressão. Agora sabemos a quem reportar qualquer tipo de problema e isso é importante”, afirmou Juliana Santos, gerente de enfermagem do Darcy Vargas.

Setor de Recepção

A comissão elaborou melhorias relevantes para o Setor de Recepção, uma vez que, trata-se de um setor que atinge diretamente a qualidade de vida dos pacientes e colaboradores em simultâneo. Foram efetuadas ações importantes, como: contratações de médicos e aumento na organização do pronto-socorro.

O quadro de médicos foi renovado, ou seja, não tem faltado esses profissionais na hora de prestar atendimento aos pacientes. Agora é possível prestar um atendimento mais humanizado à população. Estamos trabalhando com mais liberdade e de maneira mais confortável nesses últimos dias”, destacou Max Robalo, chefe da equipe de Recepção do HRDV.

Setor de Portaria e Estacionamento

O Setor de Portaria e Estacionamento também passou por várias reformas administrativas nesses primeiros 30 dias. Algo que precisou ser implementado de imediato pela nova administração, foi a contração de uma equipe de segurança especializada para cuidar e zelar das instalações do HRDV, algo antes inexistente no hospital.

Hoje temos mais autonomia. Dá para sentir que temos mais respaldo em nossas ações. Tudo está mais organizado e com um melhor funcionamento, tanto que foi contratada uma equipe especializada de segurança. Em breve teremos melhorias no estacionamento, provavelmente nas próximas semanas”, explicou o porteiro Marcos da Silva, que gerencia o acesso à unidade.

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