Peça será novamente exibida em frente à entrada da unidade nas próximas semanas

O busto em homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Rio Bonito, Celso Peçanha, já se encontra em fase final de restauração pelas mãos do historiador e artista plástico Dawson Nascimento, morador da cidade. A expectativa da administração da unidade é voltar a exibir a peça em frente à entrada principal do hospital, em um novo jardim, que deve ficar pronto nos próximos dias.

A peça em bronze, de autoria do escultor Honório Peçanha, também autor da estátua do ex-presidente Juscelino Kubistchek, que se encontra em Brasília, estava abandonada junto a um resto de material de obra, que vinha sendo feita no Darcy Vargas. O busto ficava ao lado da escadaria que dá acesso à entrada principal do hospital, mas vinha sofrendo com o descaso da antiga gestão.

“O busto teve um processo um pouco mais difícil porque ele estava coberto de zinabre, derivado do tempo, da chuva… Acho que ele nunca recebeu uma limpeza. Depois ele ainda ficou exposto numa área de obras, em que ocorreram outras sujeiras que caíram em cima dele, como massa de cimento e outras coisas mais. Então, agravou um pouco o estado”, explicou Dawson.

Dawson
Dawson Nascimento - Artista Plástico e Historiador Riobonitense

O artista plástico conta que finalizou o acabamento da peça com uma espécie de resina acrílica, que mantém por mais tempo a pintura contra os efeitos do tempo. “É uma peça muito bem feita. Graças a Deus conseguimos resgatar e a nova direção do hospital nos contratou para fazer a restauração e colocá-la de volta no pedestal”, concluiu o artista.

Celso Peçanha foi prefeito da cidade de Rio Bonito durante três mandatos, além de deputado federal e governador do estado do Rio. O prédio, onde hoje se encontram as instalações do HRDV, foi erguido graças à colaboração do ex-governador, que participou do processo de inauguração da unidade. Celso Peçanha morreu no dia 13 de julho de 2016, aos 99 anos.