Palestra sobre o tema para os colaboradores visou reforçar a solidariedade com portadores de AIDS, além de alertar sobre as medidas de prevenção

As atividades relacionadas ao Dezembro Vermelho do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) foram concluídas nessa sexta-feira (17) com um treinamento de capacitação para os nossos colaboradores. O evento ocorreu no auditório da unidade hospitalar e buscou reforçar a solidariedade com portadores de AIDS, além de alertar nossos profissionais sobre as medidas de prevenção.

A campanha chegou ao fim com palestras acerca de questões relevantes ligadas ao tema. Dentre os assuntos debatidos, estiveram: HIV na atualidade e Impacto Psicossocial e Cuidado Integral. Os temas do evento, organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), foram ministrados pela Dra. Renata Bernardo Soares e pelo Dr. Guilherme Bernardo Moreira Soares.

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção da população para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O HRDV apoia e incentiva a causa!