Encontro reuniu profissionais da unidade e convidados para debater assuntos ligados à saúde da mulher, além do protagonismo feminino no SUS

O Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) promoveu em seu auditório um evento para lá de especial referente ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 8 de março. O encontro buscou reunir profissionais do hospital e convidados vindos de outras unidades para debater sobre assuntos ligados à saúde da mulher, além de discutir sobre o notório protagonismo feminino no SUS, cada vez mais evidente e importante nas últimas décadas.

Diversos profissionais da área da saúde foram convidados a participar do evento, organizado pela enfermeira Nelva Jane Nicknig, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente. Dentre os palestrantes estiveram: Sabrina Carvalho, enfermeira docente do HRDV; Vanessa Mendonça, psicóloga especialista em arteterapia, Dr. Paulo Cesar, ginecologista e obstetra, Dr. Edmar Lopes, médico oncologista da casa e Cláudia Maria da Silva, assistente social da unidade.

Dentre os assuntos discutidos pelos palestrantes, temas importantíssimos para conscientização das nossas colaboradoras, como: menopausa, protagonismo feminino na área da saúde, prevenção ao colo do útero e saúde emocional da mulher. “Hoje é um dia de luta. Estamos falando sobre os direitos das mulheres em meio à sociedade. Abordei também sobre os cuidados necessários com a saúde mental, que muitas vezes é sobrecarregada por conta do papel social da mulher”, explicou a psicóloga convidada, Vanessa Mendonça.