Edit Content

Acesso ao sistema interno do Hospital

Utilize os botões abaixo para acessar a nossa Intranet. Algumas páginas podem solicitar usuário e senha para acesso apenas de funcionários.

Campanha mundial tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Neste mês de outubro o mundo inteiro volta suas atenções para a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, conhecida mundialmente como ‘Outubro Rosa’. A campanha teve início nos Estados Unidos, em 1990, sendo adotada no Brasil no ano de 2002. Sendo assim, o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) dá início a suas ações referentes a data falando sobre os direitos da pessoa com câncer.

Para auxiliar com o tema, compartilhamos uma cartilha sobre ‘Direitos da pessoa com câncer’, um guia completo de orientações elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), com o intuito de proporcionar a devida assistência ao paciente. Na publicação é possível tirar várias dúvidas relacionadas a questões, como: direito a FGTS, auxílio-doença, licença para realizar o tratamento, isenção de impostos, além de benefícios previstos na lei, como exemplo, Riocard especial, Vale Social, dentre outros.

O conteúdo desenvolvido pelo INCA também aborda a importância do trabalho do Serviço Social durante o tratamento desses pacientes. Na área da saúde, o assistente social orienta suas ações no compromisso de fortalecer o cuidado integral ao usuário. “É fundamental a presença do assistente social durante o acolhimento e o atendimento a esses usuários de forma mais abrangente, inclusive na adesão ao tratamento, além da viabilização dos direitos e como acessá-los”, ressaltou Cláudia Maria da Silva, assistente social da unidade.

Segundo nossa equipe de Serviço Social, neste ano de 2021, estima-se que ocorreram 66.280 novos casos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, tendo maior incidência a partir dos 40 anos. “Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores as chances de cura. É por isso que precisamos ainda falar desse tema e evidenciar esse mês”, destacou Cláudia, em nome de toda a equipe do Serviço Social do Darcy Vargas, que vem preparando inúmeras ações para o mês.

De acordo com a psicóloga do Setor Oncológico da unidade, Viviane Fonseca, a campanha tem um caráter ainda mais importante para quem já se encontra em meio ao tratamento. “É um mês de grande valia para as pacientes que já estão sendo tratadas, favorecendo demais seu emocional e seu social. Elas se sentem ainda mais abraçadas vendo a causa sendo tratada com um olhar diferenciado e alcançando ainda mais pessoas de uma forma positiva” analisou a psicóloga do Centro de Oncologia do HRDV.

Pular para o conteúdo