Por conta do grande aumento de casos de COVID-19 e outras síndromes gripais, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, emitiu a nota técnica NT-ESE-RJ/SUBAS/ASSTH Nº 22 (COVID-19) /2022 que revoga a nota técnica Nº 19/2021 e estabelece novas regras em relação aos visitantes e acompanhantes nas unidades hospitalares.

Por conta disso, o Hospital Regional Darcy Vargas vem divulgar a todos essas novas medidas que já estão em vigor.

Regras para Visitantes

Todas as visitas estão suspensas temporariamente.

A gestão do hospital pode avaliar a possibilidade de 2 visitas semanais a pacientes com incapacidade psicológica, motora ou intelectual ou em caso de extrema gravidade de saúde. Esses casos serão avaliados individualmente, pelos profissionais da unidade.

Todos os pacientes que não possuem acompanhantes tem direito a visita virtual, realizada com o uso de Tablet para vídeo chamada 2 vezes na semana.

Regras para Acompanhantes

É garantida por lei a presença de acompanhantes para os seguintes pacientes:

  • Gestantes
  • Idosos acima de 60 anos
  • Menores de 18 anos (pai, mãe ou responsável legal)
  • Pessoas portadoras de necessidades especiais


Todos os acompanhantes devem ser testados pelo SWAB rápido de antígeno e preencher declaração de assintomático no ato da entrada. O acompanhante também precisa informar seu status vacinal para COVID-19.

Não será permitida a troca de acompanhante pelo período de 07 dias corridos, não havendo assim revezamento no período citado.